Pesquisa personalizada

domingo, 13 de março de 2011

Alomorfia

Morfema é uma classe de morfes, estes são seqüências fônicas. O conjunto de morfes que representam o mesmo morfema são seus alomorfes, nenhum pode acontecer no mesmo contexto que o outro, portanto, estão em distribuição complementar. Quando há alomorfia a função e significado do fonema permanece o mesmo, a mudança ocorre apenas na forma do morfema.
Nas palavras inconstante, infeliz, o prefixo –in tem a mesma função do prefixo –i nos casos, imoral, ilegal. Tem o mesmo significado, de negação.  Assim, podemos dizer que ocorreu o fenômeno de alomorfia, como já citado, a função e significado permaneceram os mesmos, apenas mudaram as formas.
Este processo acontece também ao domínio da fonologia, porém, envolve os sons da fala. Quando um mesmo fonema aparece com um ou dois sons diferentes (alofone), ocorre a alofonia.
Como já explicado, as diferentes formas que um mesmo morfema pode adquirir ao sofrer alomorfia são os alomorfes. Podemos assim concluir que este processo ocorre graças o dinamismo da língua que esta sempre em mudança.

3 comentários: